Mulher-Maravilha 1984 fatura US$ 16,7 milhões em estreia nos EUA
As férias de final de ano costumam ser uma das épocas mais populares do ano para reunir a família. É nessa época também que grandes lançamentos do cinema vão para as salas de exibição e neste feriado não foi diferente. A maior diferença, no entanto, é que um dos maiores lançamentos da temporada, “Mulher Maravilha 1984” e “Soul”, lutaram por assinantes de serviço de streaming em vez de retorno nas bilheteria dos cinemas.
“Mulher Maravilha 1984”, a sequência do filme da super-heróina, estrelado por Gal Gadot, quebrou a tradição da indústria como o primeiro filme da Warner Bros. a estrear no serviço de streaming da empresa HBO Max, e em cinemas selecionados, no mesmo dia. O filme estava disponível para assinantes sem custo extra.
“Soul” da Pixar, apresentando as vozes dos talentosos Jamie Foxx, Tina Fey e Daveed Diggs, estreou exclusivamente na Disney Plus nos EUA e em outros países onde o serviço de streaming está disponível. Na China, onde o Disney Plus não está acessível, “Soul” está passando nas telonas.
No entanto, apesar de muitos optarem por assistir a recente atuação de Gal Gadot como Diana Prince, também conhecida como Mulher Maravilha, do conforto de seus sofás, “Mulher Maravilha 1984” gerou vendas de ingressos surpreendentemente robustas, pelo menos em tempos de pandemia.
O filme arrecadou US$ 16,7 milhões em 2.100 cinemas norte-americanos (R$87,5 milhões), metade da pegada doméstica que normalmente receberia um blockbuster de seu tamanho. É uma queda acentuada desde a estreia de “Mulher Maravilha” de 2017, que arrecadou mais de US$ 100 milhões em 4.100 telas em seu primeiro fim de semana de lançamento.
Mas na época, a heroína da DC não estava lutando contra uma pandemia que alterou o mundo que resultou no fechamento de salas de cinema em massa. Atualmente, apenas 35% dos cinemas dos EUA estão abertos com capacidade limitada, com aqueles em grandes cidades como Nova York, Los Angeles, São Francisco, Chicago e Filadélfia fechados devido à crise global de saúde.
Tradicionalmente, uma contagem de fim de semana de estreia apenas tímida de US$ 17 milhões seria catastrófica, se não totalmente embaraçosa, para um filme do tamanho de “Mulher Maravilha de 1984”. Hoje, essas bilheterias dão a “Mulher Maravilha 1984” o direito de se gabar da maior estreia do fim de semana na era do coronavírus. Ainda mais impressionante: superou o épico de ficção científica “Tenet” de Christopher Nolan, que estreou com US$ 9,35 milhões em setembro, quando 70% dos cinemas foram reabertos.
A exibição de Natal de “Mulher Maravilha 1984” deu à Warner Bros a confiança para acelerar uma terceira entrada, que está recentemente em desenvolvimento com Gadot e a diretora Patty Jenkins.
No exterior, “Mulher Maravilha 1984” arrecadou outros US$ 19,4 milhões em 42 países. O filme, que estreou na bilheteria internacional no último fim de semana, arrecadou US$ 85 milhões em todo o mundo até agora. A sequência renderá muito menos do que o filme “Mulher Maravilha” original, que encerrou sua exibição nos cinemas com poderosos US$ 822 milhões em todo o mundo. David A. Gross, que dirige a consultoria de cinema FranchiseRe, prevê que o lucro de “Mulher Maravilha 1984” pode cair 78% abaixo do primeiro filme se a sequência continuar
em sua trajetória atual. Isso faria com que as receitas de bilheteria perdessem fôlego em torno de US$ 180 milhões globalmente. Antes de “Mulher Maravilha 1984” ser adiado várias vezes por causa da pandemia, era amplamente esperado que atingisse a marca de um bilhão de dólares.
“A maioria dos espectadores e fãs tem pouca escolha a não ser assistir ao filme na televisão”, observa Gross, que se referiu à “Mulher Maravilha” como uma “joia da coroa teatral em potencial”, mas chamou o interesse internacional da sequência de “fraco”.
Nos EUA, uma quantidade significativa de vendas de ingressos veio de festas particulares. No fim de semana, mais de 10.000 aluguéis privados foram vendidos, o que permitiu aos clientes alugar uma sala de exibição no AMC, Cinemark e outras redes de cinema.
As festas privadas custam cerca de US $ 100 e acomodam entre 10 e 20 pessoas.
“[As festas privadas] são realmente sensacionais”, disse Jeff Goldstein, presidente de distribuição doméstica da Warner Bros.
“É um verdadeiro testamento da engenhosidade e exibicionismo dos expositores.”
A Warner Bros. ofereceu um pouco mais de transparência nos números de streaming (embora parasse de relatar quaisquer números reais) em comparação com empresas como Netflix, Amazon Prime e Disney Plus, que essencialmente ocultam todas as informações tangíveis sobre a audiência de entretenimento doméstico.
AT&T, empresa controladora da Warner Bros. e WarnerMedia, disse que quase metade dos assinantes de varejo da HBO Max assistiram ao filme apenas na sexta-feira, junto com milhões de assinantes atacadistas que têm acesso ao HBO Max via cabo, wireless ou outras plataformas. O HBO Max, lançado em maio, tem atualmente 12,6 milhões de usuários ativos.
“Mulher Maravilha 1984” estará disponível na HBO Max por um mês. Após 31 dias, os holofotes da super-heroína serão retirados do serviço de streaming e só poderá ser visto nos cinemas até atingir o quadro de entretenimento doméstico tradicional.
“’Mulher Maravilha 1984′ quebrou recordes e superou nossas expectativas em todas as nossas principais visualizações e métricas de assinantes nas primeiras 24 horas de serviço, e o interesse e o impulso que estamos vendo indicam que isso provavelmente continuará além do fim de semana”, disse Andy Forssell, chefe de atendimento direto ao consumidor da WarnerMedia. “Durante esses tempos muito difíceis, foi bom dar às famílias a opção de desfrutar deste filme edificante em casa, onde assistir ao cinema não era uma opção.”