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As Estranhas História dos Mangás de Metroid

Metroid é aclamado por sua narrativa hoje, mas nem sempre foi assim. O resultado foi uma linha de histórias de mangá verdadeiramente bizarras.

A franquia Metroid teve um grande bum com o lançamento de Metroid Dread, levando muitos novatos a conferir as obras mais antigas para ver o que eles perderam. Mais e mais fãs da Nintendo estão aprendendo mais sobre a história da série Metroid e seu desenvolvimento, incluindo muitas curiosidades sobre o design do mundo e a própria Samus. Embora a existência do mangá Zero Mission seja de conhecimento comum, mesmo entre os fãs de Super Smash Bros., poucas pessoas conhecem os quadrinhos e mangás extremamente obscuros (e igualmente bizarros) escritos no auge da popularidade de Metroid.

Muito do mangá Metroid foi escrito apenas no Japão muito antes da maior parte da tradição ser devidamente estabelecida, variando de diferenças no estilo de arte e design de trajes, nomes de criaturas e planetas, até mesmo a natureza e personalidade ou raças e personagens. Em particular, Samus passou por muitas fases e mudanças ao longo de muitos de seus primeiros anos ao ponto em que ela (ou, em alguns casos iniciais, “ele”) era quase irreconhecível como o amada e respeitada caçadora de recompensas conhecida hoje. As aventuras de Samus nessas histórias podem ser totalmente cômicas, muito longe da personagem que pode suportar dor ou sofrimento, sem mostrar seus sentimentos ou reclamar, geralmente retratada nos jogos .

Guia de estratégia Wanpakku – Metroid 1

Guia de estratégia Wanpakku - Metroid 1

O primeiro mangá publicado promovendo Metroid estava no guia de estratégia oficial para a versão japonesa do Famicom, que atua como um guia legítimo e companheiro de narrativa. Adicionando contexto extra à narrativa esparsa do manual de instruções, as partes do mangá foram ilustradas pelo artista Minazuki Yuu (que também ilustrou o manual de instruções) e se referiram a Samus com pronomes masculinos para esconder sua verdadeira identidade. Além das diferenças óbvias nos designs dos personagens e conhecimento do mundo que não seriam finalizados até o final da série, Samus era um personagem muito diferente.

Este Samus é conhecido como o guerreiro ciborgue mais forte da galáxia que, embora ainda seja muito bom em seu trabalho, é extremamente cheio de si, sujeito a erros estúpidos, aparentemente um talentoso mulherengo e, ironicamente, é muito fraco em jogos da Nintendo. O mangá tem o objetivo de representar um jogador perdido e confuso ao cair inadvertidamente em Zebes e, na verdade, fornece conselhos valiosos para completar o jogo. O guia de estratégia deixa intrigante a verdadeira identidade de Samus após sua derrota contra a Mother Brain, encorajando o jogador a vencer o jogo com bravura, o que significa que eles devem concluí-lo rapidamente.

Shounen Oh! Game Comics – Super Metroid

Shounen Oh! Game Comics - Super Metroid

O próximo mangá principal de Metroid seria baseado em Super Metroid, lançado em 1994 via Shonen Oh! a revista Game Comics com arte de Matsumoto Hidetaka. Embora existam algumas referências às técnicas utilizadas no jogo, essas tiras de mangá verticais de 4 painéis (chamadas de “yonkoma“) são menos um guia de estratégia e mais uma divertida paródia em quadrinhos para os fãs do jogo. Esta história em quadrinhos é ainda mais alegre e cômica do que o mangá Metroid anterior, com muitas piadas focadas em piadas visuais, non-sequiturs e esquisitices gerais dos personagens.

Em particular, a representação deste mangá não esconde sua identidade como mulher. No entanto, ao contrário da personagem pragmática que os fãs sabem que ela é, esta Samus é um pouco cabeça-de-vento e possui uma ingenuidade quase infantil. Ela também mostrou ter uma obsessão muito estranha em se transformar em Morph Ball e uma fixação em qualquer objeto perfeitamente redondo e em forma de bola. Apesar dessas excentricidades, Samus ainda é uma guerreira poderosa cujos inimigos sempre caem diante de seus pés, apesar de sua falta de atenção.

Metroid: Samus & Joey

Metroid: Samus & Joey

Provavelmente o mangá Metroid mais conhecido após a pré-sequência de Zero Mission, Samus & Joey é uma história paralela autônoma e não canônica que foi publicada pela Bom Bom Comics com arte de Idzuki Kouji. Publicado em 2002, o mangá segue as aventuras de um menino chamado Joey que, após sua aldeia ser atacada por Piratas do Espaço, acaba se tornando um companheiro de longa data do temido caçador de recompensas Samus Aran. Embora tenha seus momentos alegres e cômicos típicos do mangá shonen, Samus & Joey é tratado com muito mais seriedade do que todos os mangás anteriores, com a caracterização moderna de Samus como uma heroína inabalável solidificada neste ponto.

Embora totalmente desconectado do universo Metroid, Samus & Joey utiliza vários conceitos que não seriam solidificados até jogos posteriores da série. Aqui, os Piratas do Espaço têm várias raças a seu serviço. Os jogadores também podem ver de perto os instintos maternais de Samus e sua gentileza para com crianças e animais, bem como a ideia de que a maior parte da galáxia sabe muito pouco sobre a própria Samus. Existem também novas ideias, como o Megaroid (um Metroid mutante com uma ligeira semelhança com o Metroid Prime), o Pirata do Espaço Greed (um membro da raça Ridley) e o Animus, uma inteligência suprema com poder ilimitado para controlar o passado e o futuro.

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