Cinema e TV

Guardiões da Galáxia Vol. 3, os furos na trama e perguntas sem resposta.

Como Guardiões da Galáxia Vol. 3 continua, a narrativa principal se concentra nos heróis enfrentando o maligno Alto Evolucionário. Ele usou Adam Warlock para ferir gravemente Rocket, então os heróis se concentram em extrair informações do tirano para poderem salvar seu amigo.

No entanto, existem alguns sub-arcos da história colidindo. Peter Quill de Chris Pratt tem que manter a equipe unida e ponderar sobre seu amor por Gamora, enquanto Gamora tem que moderar seu relacionamento com Nebulosa. Simplificando, há muita coisa acontecendo, sem mencionar quase nada dos dois últimos filmes e na derrota de Thanos. Isso leva a alguns mistérios e buracos na trama, deixando Guardiões da Galáxia 3 um pouco desarticulados.

Por que Rocket não matou ou caçou o Alto Evolucionário?

Guardiões da Galáxia 3

Os flashbacks de Guardiões da Galáxia 3 confirmam que o Alto Evolucionário criou Rocket e seus amigos, Lylla, a lontra, Chão o coelho e Dentes a morça. No entanto, ele estava usando Rocket por causa de sua inteligência, até que Rocket descobriu os verdadeiros propósitos do vilão e tentou fugir com seus amigos, mas infelizmente não foi como ele planejou, culminando na morte de seus amigos. Rocket então ataca o Alto Evolucionário e foge em uma nave, finalmente revelando sua origem sombria.

Nunca é explicado, porém, por que Rocket não se vingou do vilão e acabou com ele. Além disso, Rocket sabia onde estava a Contra-Terra, e poderia ter retornado com os Guardiões depois que se tornou adulto. Rocket odeia tiranos brincando de deus, então essa busca de vingança teria removido um opressor sádico da paisagem cósmica.

Por que Peter Quill insulta os Ravagers?

Guardiões da Galáxia 3

No início de Guardiões da Galáxia 3, quando a equipe planeja salvar Rocket, o novo clã de Gamora entra em ação. Nebulosa precisa que os Ravagers de Gamora invadam a OrgoCorp para obter detalhes sobre o passado de Rocket. Surpreendentemente, Quill critica os Ravagers, chamando-os de nomes desagradáveis. Isso não bate, certo, considerando que ele era um deles, além de ter feito as pazes com Yondu. Starhawk e companhia até compareceram ao funeral de Yondu no segundo filme, então há um mínimo de confiança que foi restabelecida na fraternidade. Finalmente, essa rixa fica um pouco inconsistente.

Como Funciona o “Kill Switch” do Alto Evolucionário?

Guardiões da Galáxia 3

O Alto Evolucionário anexou um botão de matar ao coração de Rocket, então se alguém tentasse operá-lo, ele morreria. Isso não faz sentido, porque eles ainda poderiam extrair e estudar o cérebro do genial guaxinim – exatamente o que o vilão queria para si mesmo. Além disso, é preciso se perguntar por que não há rastreador na tecnologia, ligando intrinsecamente os dois para sempre. Quanto ao título do dispositivo, este é um failsafe, não um kill switch, já que este último pode ser ativado pelo chefe para encerrar o assunto. O fato de ele não tê-lo usado quando Rocket o ataca reitera que é apenas uma medida de contingência para a cirurgia.

Por que a Contra-Terra não tem segurança?

Guardiões da Galáxia 3

O Alto Evolucionário tem um escudo para as instalações da OrgoCorp e as pessoas que examinam quem entra, mas não há medidas de proteção para a Contra-Terra. Os Guardiões simplesmente voam com o Bowie, pousam e atacam. Isso não bate, certo, pois o vilão está preocupado com a segurança, então ele deveria pelo menos ter controle aéreo verificando quem está entrando na atmosfera. Afinal, ele tem projetos delicados em execução.

Como os Guardiões não conseguiram ver a Pirâmide?

Guardiões da Galáxia 3

Quando Quill consegue o Bowie em Guardiões da Galáxia 3, eles interrogam uma família para encontrar o laboratório. A esposa aponta para uma pirâmide gigante que se destaca entre os subúrbios. Não há outro edifício como aquele por lá, e grita covil vilão. Está literalmente à vista quando os Guardiões estão na rua, então o interrogatório não teve necessidade nenhuma. É feito apenas para melhorar a dinâmica da comédia.

Por que Nebulosa não avisa Gamora sobre War Pig?

Guardiões da Galáxia 3

Quando Quill e Groot entram na pirâmide, Nebulosa está do lado de fora, vigiando. No entanto, War Pig (Judy Greer) fica sabendo sobre Gamora mantendo o corpo de Rocket e voa na direção da nave Bowie. É óbvio para onde ela está indo. Além disso, neste ponto, Nebulosa sabe que a missão se tornou hostil. No entanto, ela nunca fala com Gamora sobre a ameaça em potencial, o que leva Gamora a ser emboscada facilmente.

Por que Adam Warlock continua sendo um peão?

Guardiões da Galáxia 3

Quando a pirâmide, que acabou sendo uma nave espacial, decolou, o Alto Evolucionário atirou na Contra-Terra, matando seus cidadãos. Esta iniciativa acaba incinerando Ayesha, a Alta Sacerdotisa dourada do povo geneticamente perfeito chamado de Sovereign. No entanto, depois de ver isso, Adam continua sendo um peão do Alto Evolucionário. Não faz sentido, porque ele a considerava sua mãe. Se o vilão tivesse implantado nele um mecanismo de segurança ou controle como o Rocket, sua lealdade teria sido lógica, mas não é o caso.

Por que Gamora não avisa os outros sobre Adam?

Guardiões da Galáxia 3

Na batalha na Contra-Terra, Gamora derruba Adam e o contem. Mas ela nunca conta à equipe de Quill sobre aprisioná-lo. Em vez disso, eles perseguem a nave do Alto Evolucionário com uma arma de destruição em massa a bordo que ainda quer matá-los. É a conveniência do enredo, para que ele pudesse se libertar, atacá-los e, em seguida, ser redimido na conclusão de Guardiões da Galáxia 3. O fato é que, se Gamora os tivesse informado, eles poderiam ter falado com ele antes, feito com que ele mudasse de lado e tornado o ataque final a nave muito mais fácil.

Por que Quill mata Theel?

Guardiões da Galáxia 3

Theel é um dos registradores – assistentes de laboratório com implantes cerebrais cibernéticos que armazenam o trabalho do Alto Evolucionário. Quill acaba sequestrando Theel com Groot, que cria asas e voa para longe da nave. No entanto, Quill propositalmente joga o ciborgue no chão, aterrissando em um rio enquanto, Theel acaba morrendo. Ele então abre o cérebro de Theel e extrai dados, mas isso não bate. Theel desempenhou um papel importante na tortura de Rocket, e como Groot não consegue fazer um pouso em segurança, isso poderia ter danificado os circuitos do cérebro de Theel, arruinando as informações.

Por que o Senhor das Estrelas não usa seu capacete?

Guardiões da Galáxia 3

No primeiro filme, Quill resgatou Gamora do espaço colocando seu capacete nela. Ele sobreviveu porque era meio Celestial, mas a falha de Ego (pai de Quill) acaba queimando o DNA Celestial dele. No entanto, este filme mostra Quill mais uma vez preso nas profundezas da galáxia, no final explosivo de Guardiões da Galáxia 3, depois que eles atacam a nave do Alto Evolucionário. Embora seja um bom retorno, o filme nunca explica por que ele não colocou o capacete, dado que o arsenal de Rocket foi atualizado. Ele até o usou antes para voar e se infiltrar no covil do vilão, então é preciso pensar que o Senhor das Estrelas sempre teria essa ferramenta disponível.

Por que não chamar os outros saqueadores?

Guardiões da Galáxia 3

O ataque à nave do Alto Evolucionário faz com que Kraglin e Cosmo pilotem Luganenhum para atuar como força de ataque no espaço. É estranho que os Guardiões nunca peçam ajuda aos saqueadores (Ravagers), sabendo que o Alto Evolucionário tem muito poder de fogo. Teria sido crucial, pois ele desencadeou uma frota para invadir e danificar Luganenhum.

Por que Mantis não pode usar seus poderes para tradução?

Guardiões da Galáxia 3

Os Guardiões descobrem que os cidadãos da Contra-Terra e as crianças que estão sendo experimentadas na pirâmide falam uma língua desconhecida. No entanto, os poderes de compaixão e empatia de Mantis permitem que ela toque na mente das pessoas, sinta seus pensamentos e implante os dela. Guardiões da Galáxia 3 nunca explica por que ela não usa seus poderes para comunicação mental; em vez disso, usa esses momentos para Drax fazer piadas.

Para ver todos esses buracos na trama, veja Guardiões da Galáxia Vol. 3 nos cinemas.